domingo, 11 de março de 2012

Tire seu Dedo da Minha Cara!


As pessoas de tempos em tempos em Teresópolis tem a mania de pegar um certo cidadão (ou cidadã) pra Cristo, pelo simples fato de exercerem livremente neste país o direito do contraditório. Isso tem dado um rebuliço danado nas redes sociais, sobretudo no Facebook, a rede social da moda. Claro que toda ação tem uma reação e novos posts em defesa dos oprimidos surgem. E na defesa de alguns volta-se as baterias para uma única pessoa e minha opinião isso é um equívoco. Há um batalhão se seres retrógrados com ideias distorcidas sobre a cidade, cercado de soluções mágicas. E não são somente assessores de candidatos. Talvez até sejam, mas alguns ainda se camuflam, não tem coragem de dizer realmente a que vieram e quando encostados na paredes soltam a máxima que é pro "bem da cidade". Muitos inclusive são queridos. E não condeno ninguém por isso. Mas eu sei quem é quem. E não é um de privilégio meu,pois não sou melhor que ninguém. É só uma questão ver nas entrelinhas os discursos prontos. Muitos além de mim também veem isso.


Alguns dizem que nessas eleições máscaras cairão. Discordo. Nesta eleição suplementar máscaras não cairão, mas nas eleições de outubro veremos os verdadeiros interesses das pessoas ditas "de bem" dessa cidade. Alguns famosos, outros que só fazem sucesso pra meia duzia, e ainda outros que um dia frequentaram a poltrona de algum programa de TV local, mas fatalmente já caíram no convenientemente no esquecimento.

Isso porque ideias mágicas só existem no saudoso Seriado americano "Bewitched", em que Elizabeth Montgomery consertava seus problemas num estalar de dedos. Tudo para voltar à normalidade do seu "american way of life". E essas pessoas acham que são assim. Feiticeiros que impõem  o seu "Fulano way of life" para todo mundo. Suas ideias é que contam, as demais não existem. E em nome dessas ideias, tudo vale e vale tudo.

Por isso mesmo, eu acredito que enquanto as pessoas não deixarem de fazer do FB a sua Padaria Imperio, tudo continuará assim e sempre continuará. Os assessores já estão em guerra desde antes de 2008, e trocam de lado apenas quando suas ideias não são ouvidas. Afinal pra que somar com a ideias dos outros, se a minha é melhor não é? Vou pro lado de quem comprar minha ideia. Afinal, pagando bem, que mal tem? Outros em nome de uma ideologia morta impõem normas, regras, pronomes de tratamento, frases prontas, discursos falsos. Outros ainda remetem o passado de glória, numa época em que a arrecadação sozinha supria as necessidades do municipio, e acham que o que foi feito lá trás é a solução para que deve ser feito lá na frente. Como se o mundo não mudasse. Todos tapam o sol com a peneira em nome de seus protegidos e produzem a realidade que eles querem para o povo que não sabe pensar.

E no meio dessa guerra, desse tiroteio sem nexo, estão os que sabem pensar, que leem as entrelinhas, que não são papagaios, que antes de concordar com o que ouviu na calçada da fama, refletem para saber se as informações procedem, ou se é uma simples opinião pessoal. Essas pessoas tem o direito de opinar, de mandar os outros a merda, de mandar ir feder no inferno, sem serem amoladas com ameaças de processos infundadas, e sabem porque? Porque isso se chama LIBERDADE DE EXPRESSÃO! E isso também está na Constituição!

Eu tenho a liberdade de achar que eu bem quiser e discordar do que eu acho errado. Eu tenho e posso discordar sem denegrir ou debochar da opinião alheia e sem ter que ouvir como resposta "você contribuiu para sujar mais o municipio, será processado por isso" só porque eu joguei um papel de bala no chão.

Enquanto todo mundo não se unir em torno da cidade e não dos inúmeros conceitos de "fulano way of life" que existem por aí , vamos ter várias histórias repetidas como a de 2009/2011 por aí. Algumas mais rasas, outras mais profundas. Enquanto o egoísmo prevalecer sobre o coletivo, vamos ficar marcando passo, aliás, andando em marcha ré. Enquanto ficarmos só na discussão e não partirmos para ação de forma coordenada e unida, vamos continuar atrás dos teclados de nossos computadores e indo pra calçada da fama falar mal da camisa polo do prefeito.

Não vejo ninguém dar soluções para a cidade, não vejo ninguém convocar a população para reconstruir a cidade. Só vejo cada um falando de suas ideias e as impondo como uma lei. Contesta-se tudo! desde os buracos da rua até o estouro de vendas em liquidações. E isso não é um privilégio atribuído à enchente de 2011. Isso é um mal do Teresopolitano desde que a cidade chamava-se Santo Antônio do Paquequer. Ninguém quer solucionar o problema, porque senão perdem o rumo, perdem sua função. Isso desde os primórdios da liteiras.

Só vamos mudar essa cidade quando essas pessoas pararem de falar e se ocuparem de verdade. Dizem que é só uma. Pra são muitas. A maioria. "Geral" como dizem na gíria adolescente por aí. Poucos são os que fazem a diferença, porque quando tem a coragem de fazer, são massacrados pelo Pitt Buls eleitoreiros ou pelos ideólogos de merda!

É isso: Ou continuamos parados ou vamos trabalhar. Sem discursos. Com ações.

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário